Dicas para ter pés macios e sem calos

Seus pés ajudam você a enfrentar o seu dia, mas incomodam e doem porque estão cheios de calos? Eles também precisam de muito amor e carinho para ficarem macios, fortes e livres de problemas. Algumas dicas podem ajudar a ter pés sem calos e fabulosos.

Pés devem ser cuidados

Tornar o hábito de usar uma pedra-pomes ou uma lixa de pé em calcanhares e calos úmidos. Ao fazê-lo, você ficará bem com os calçados abertos.

Primeiro, molhe seus pés em água ou faça um escalda pé por 10 a 15 minutos para ajudar a suavizar a pele. Em seguida, retire suavemente a pele engrossada com uma pedra-pomes. Especialistas recomendam escalda pé quente, feito de chá preto (ácido tânico). O ácido tânico é um agente antibacteriano natural que pode reduzir a chance de desenvolver pé de atleta.

Os esfoliantes de pé, feitos de produtos botânicos, como caroços de frutas triturados, açúcar ou os esfoliantes químicos também ajudam a remover a pele morta. Depois de esfregar, aplique um creme de pé ou bálsamo contendo manteiga de karitê ou manteiga de cacau.

Pés rachados

Se os seus calcanhares estão muito secos e rachados, veja um podólogo ou dermatologista para um tratamento de prescrição. Se eles não estão tão ruins, há uma série de produtos hidratantes a escolher.

Você pode tentar usar protetores de calcanhar especiais, que não precisam de receita médica para suavizar os calos nos pés enquanto você anda. Depois de esfoliar os calos, use um creme para hidratar a pele grossa do seu calcanhar.

Procure por cremes contendo vaselina, um emoliente ou um produto humectante, como o ácido lático, que atrai a umidade para pele

Pés sem fungos

Os tratamentos antifúngicos vêm de várias formas – lacas, cremes, loções, líquidos, pós pulverizados e líquidos pulverizadores. Esses produtos funcionam melhor em casos leves de pé de atleta, e, provavelmente, não serão eficientes com o fungo de unha, que é mais difícil de tratar.

Procure um pó ou spray próprio se você tiver pés suados. Os pós geralmente contêm hexahidrato de cloreto de alumínio para ajudar a manter os pés secos. Se você tem pés secos, procure uma loção antifúngica. Seque seus pés cuidadosamente antes de aplicar pó ou loção antifúngica.

Condições escuras e úmidas permitem que os fungos que causam o pé de atleta floresçam. A boa higiene básica dos pés é a melhor maneira de prevenir infecções fúngicas. Lave seus pés com frequência e seque-os cuidadosamente, especialmente entre os dedos. Use meias diariamente.

Proteja seus pés do sol

Use protetor solar na parte superior de seus pés. Aplique um protetor solar de amplo espectro com um fator de proteção solar de pelo menos 30 para quando usar sandálias ou estiver descalço.

Pés protegidos

Permanecer em pé por muito tempo pode fazer seus pés ficarem doloridos. Usar palmilhas pode ajudar a tornar os sapatos mais confortáveis. Procure palmilhas com uma casca de plástico na parte inferior. Os podólogos dizem que o casco as fortalece o suficiente para fornecer apoio real.

Cuidado com as unhas dos pés

Saber cortar as unhas dos pés é importante. O corte errado pode provocar unhas encravadas. Procure uma pedicure e certifique-se de que a técnica de unhas empurra suavemente a cutícula em vez de cortá-la, o que pode levar a uma infecção.

Se você faz suas próprias unhas, procure por “pinças” de unhas que tenham uma alça curvada e uma mandíbula de corte moldada para seguir a curva natural das unhas.